Home Lifestyle Óculos ou lentes de contacto: quais os mais indicados para conduzir?
Óculos ou lentes de contacto: quais os mais indicados para conduzir?

Óculos ou lentes de contacto: quais os mais indicados para conduzir?

0
0

A falta de visão é um dos maiores perigos quando se conduz, sobretudo em ambientes que causem algum desconforto, de muita ou pouca luz, nevoeiro ou chuva. Quem tem problemas visuais precisa de ter a atenção redobrada no momento de conduzir uma viatura.

E para que possamos conduzir de forma segura é importante termos também em conta quais os acessórios oculares mais eficazes para uma boa visão. Serão eles os óculos graduados ou as lentes de contacto?

Os óculos são, por defeito, mais indicados para a condução do que as lentes de contacto. As lentes entram diretamente em contacto com o olho, o que o torna mais suscetível a apanhar poeiras, a sentir impressões e a um certo desconforto.
Por um lado, o facto de a lente de contacto cobrir todo o olho permite ao/à condutor(a) uma visão geral e periférica do que se passa à sua volta. Esta visão é, no entanto, ligeiramente enviesada pela curvatura da lente, o que a torna menos verosímil.

Os óculos podem não apresentar a totalidade da visão periférica, mas protegem os olhos de poeiras e distrações, concentrando-os na condução e no que o/a condutor(a) precisa de observar nos vários momentos de condução: o volante, os espelhos, os carros à volta, o caminho que segue.
Para além disso, são também mais eficazes na proteção contra raios solares, na eliminação de reflexos (no caso de lentes anti-reflexo e das lentes polarizadas) e no bloqueio das luzes fortes, sobretudo se forem óculos escuros graduados.

Para pessoas que apresentem uma curva irregular na córnea, as lentes de contacto podem, contudo, ser mais seguras do que os óculos graduados, dado que permitem corrigir esta curvatura e ver melhor.
Claro que tudo isto depende de outros factores de utilização tanto dos óculos como das lentes, fundamentais na escolha dos mais indicados a utilizar em cada momento de condução.

As lentes de contacto, por seu lado, exigem um cuidado especial pelo seu contacto directo com o olho. É necessário mantê-las hidratadas, respeitar a duração máxima de utilização diária (8-10 horas) e total (lentes diárias ou mensais), evitar ambientes poluídos e tirá-las ao mínimo desconforto.
Se não forem respeitadas estas regras, as lentes não deverão ser colocadas no momento de iniciar a condução de uma viatura e devemos optar pelos óculos com graduação.

Já os óculos têm de ter lentes de boa qualidade, têm de estar limpos e não convém terem riscos muito grandes nas lentes, pois qualquer risco pode prejudicar a visão e o risco de acidente aumenta substancialmente.

A melhor escolha depende, por isso, de outros factores. Os óculos são, no entanto, a escolha mais fiável à partida, pelas suas características e pela segurança que oferecem ao condutor. Se tiver alguma dúvida sobre o que é melhor para o seu caso específico, venha até à Chiado Eyeglass Factory que nós esclarecemos!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *