Home Visão & Bem-estar Mas afinal, o que é o estrabismo?
Mas afinal, o que é o estrabismo?

Mas afinal, o que é o estrabismo?

0
0

Muita gente tem estrabismo e nem sabe o que é e se tem possibilidade de tratamento. Hoje focamo-nos nisso e tentamos esclarecer todas as dúvidas!

O que é estrabismo?

O estrabismo caracteriza-se por um desequilíbrio na função dos músculos oculares, fazendo com que os dois olhos não fixem o mesmo ponto ou objeto ao mesmo tempo.

O desvio dos olhos pode ser permanente ou apenas momentâneo. Este desvio pode ser pouco percetível ou, então, ser mais acentuado causando neste caso, um claro desconforto ao doente por motivos estéticos, para além dos problemas de visão que todos os estrabismos têm.

As causas

Para conseguirmos focar os dois olhos no mesmo objeto, todos os músculos dos olhos devem trabalhar de forma harmoniosa.

O estrabismo em adultos acontece com menos frequência, porque o estrabismo em crianças pode ser resolvido com o uso de óculos. Os estrabismos e os mais frequentes são os adquiridos, resultantes de traumatismos cranianos ou devido a problemas vasculares como as tromboses.

A causa do estrabismo em adultos está relacionada com doenças como os diabetes, síndrome de Guillain-Barré, a perda de visão (cegueira), traumatismo cerebral.

Os sintomas

No estrabismo, os sintomas podem ser permanentes ou intermitentes. Os sintomas e sinais de estrabismo mais frequentes são os seguintes:

– Olhos cruzados;
– Olhos que não se alinham na mesma direção;
– Diplopia (visão dupla);
– Perda da perceção de profundidade;
– Movimentos oculares descoordenados, ou seja, os olhos não se movimentam juntos

Na Chiado Eyeglass Factory dispomos dos melhores especialistas sempre prontos a ajudá-lo e cuidar da sua saúde ocular. Esperamos por si.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *