Home Ótica pediátrica Ótica de criança: sabia que os problemas de visão interferem com o rendimento escolar?
Ótica de criança: sabia que os problemas de visão interferem com o rendimento escolar?

Ótica de criança: sabia que os problemas de visão interferem com o rendimento escolar?

0
0

É a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia que o afirma: 20% das crianças que conta com problemas na saúde visual acaba por ter o seu rendimento escolar prejudicado. Daí que seja importante estar atento aos sinais de dificuldades em ver. Aliás, é precisamente nas idades pré-escolar e escolar que se torna essencial o diagnóstico e tratamento.

Por exemplo, é frequente ver, nas salas de aula, uma ou mais crianças com um dos olhos tapados. Isso deve-se à ambliopia, vulgarmente conhecida como “olho preguiçoso”. Este é um dos casos evidentes que prova que é mesmo importante tratar na infância dos problemas nos olhos – após essa idade, o tratamento torna-se cada vez mais ineficaz.

Mas o que é a ambliopia? É uma condição em que um ou dois olhos contam com uma visão inferior do que o normal. Se for a uma consulta com optometristas especializados, deteta-se a tempo o problema e corrige-se o “olho preguiçoso”, forçando-o a trabalhar.

Ter o olho torto é outro problema frequente nos mais pequenos e que também avaliamos no nosso espaço de ótica de criança. E sem esquecer, ainda, que pode afetar o rendimento escolar. A verdade é que o olho que vê pior acaba por ter uma tendência para entortar. Na verdade, trata-se de estrabismo, que está relacionado com a ambliopia – a visão do olho é bloqueada pelo cérebro por ausência de estímulo.

Só com estes dois problemas na visão, o que acontece em plena sala de aulas? Dificuldades em ler, copia-se do quadro com erros, não há interesse em tarefas que exigem mais esforço visual (como ler e escrever)…

Garanta o sucesso escolar dos seus filhos! Venha conhecer a ótica de criança da Fábrica de Óculos do Chiado para assegurar uma visão perfeita dos mais pequenos!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *