Home Ótica pediátrica Ótica de criança: ver televisão ao perto faz mal aos olhos?
Ótica de criança: ver televisão ao perto faz mal aos olhos?

Ótica de criança: ver televisão ao perto faz mal aos olhos?

0
0

Muitas vezes o entusiasmo dos mais pequenos pelos seus programas preferidos de televisão faz com que as crianças acabem por se aproximar bastante do pequeno ecrã. Mas será que esse comportamento é prejudicial para a sua visão?

A verdade é que, durante muito tempo, foi importante alertar para os perigos da curta distância para o ecrã. Antes, os níveis de radiação emitidos pelos televisores eram perigosamente altos, o que causava danos, a longo prazo, nos olhos. Esses alertas mantiveram-se durante algum tempo… mas, de acordo com os especialistas, hoje em dia, não há problema em ver televisão ao perto!

Sim, é verdade, leu bem: os riscos associados a esse hábito não passam de um mito! Afinal de contas, atualmente, os televisores têm melhores proteções e recorrem a voltagens mais baixas. No entanto, os especialistas avisam: é importante estar a uma certa distância do aparelho para impedir alguns problemas de saúde, como dores de cabeça.

Os conselhos relevantes estendem-se para as novas tecnologias. Por exemplo, saiba que sempre que se olha de forma fixa para um ecrã de um tablet, por exemplo, existe uma diminuição da quantidade e da qualidade da lágrima, o que origina algumas manifestações típicas de olho seco, como ardor, necessidade de pestanejar e olhos vermelhos.

Os riscos não terminam por aqui. Quando questionados sobre mais perigos das novas tecnologias para a visão, os nossos optometristas esclarecem que, sempre que se olha para um objeto ao perto, o olho tem de fazer um esforço para focar, o que, caso seja feito de forma moderada, origina desde logo cansaço ocular, dores de cabeça, sensação de peso nos olhos…

Conheça mais conselhos com a nossa equipa! E, acima de tudo, descubra com a Fábrica de Óculos do Cacém e do Chiado como prevenir sérios problemas de visão nos mais pequenos! Venha ter connosco e aproveite ainda para conhecer a nossa vasta gama de óculos Nano Vista, conhecidos pela sua alta resistência!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *